top of page
feira 3.png

Conheça a Mostra

Um evento voltado para a exibição de produções dos cinemas negros brasileiros. Uma proposta de fortalecimento e valorização das identidades negras de Feira de Santana e do Portal do Sertão.  Ambiente de discussão acerca das identidades negras e suas expressões cinematográficas. Um convite para mergulhar num fluxo de compartilhamento de ideias e estéticas negras. 

 

A Mostra é um espaço de ancestralidade, reflexão e conexão com a nossa cultura, as nossas formas de viver e de enxergar o mundo.

Porque "Espelho D'água"?

Espelho D’Água faz alusão à riqueza natural e histórica de Feira de Santana ligada aos corpos d’água que havia no território, hoje em sua maioria já inexistentes, os quais contribuíam com a subsistência da população local. 

 

O título também faz referência às águas como elemento ancestral dos povos afro-brasileiros, elemento essencial para a vida humana, assim como a arte e a cultura. 

Há também sua relação com a arte cinematográfica, pois o cinema reflete a realidade como uma representação, com cores, texturas e enquadramentos específicos, assim como quando olhamos para nós mesmos em um espelho d’água.

 

Uma oportunidade para nos conectarmos através do cinema com os rios, lagoas e cachoeiras de afeto, questionamento e proposição. 

Ativo 5 verde.png
caixa d'água.png
Design sem nome.jpg

Sobre o evento

A curadoria da Mostra será feita a partir de produções inscritas especificamente para o evento, observando os critérios de originalidade, criatividade, aspectos técnicos e pertencimento à categoria de “cinemas negros”, ou seja, filmes que possuam protagonismo negro em representação, temática e equipe técnica.

Haverão exibições de curtas-metragens, seguidas de debate com as pessoas presentes, possibilitando um o compartilhamento de diferentes perspectivas sobre as obras apresentadas. 

Dentro da programação da Mostra será realizada a Roda de Conversa "Cinemas Negros e Mercado Audiovisual", apresentando experiências e reflexões sobre as presenças e ausências de narrativas negras e de profissionais negros no mercado audiovisual, bem como estratégias para a inserção e enfrentamento dos modos de produção hegemônicos e excludentes. Também fazem parte da programação a realização de dois workshops, sendo eles: "Audiovisualidades Negras e Música" e "Crítica de Cinema para as Redes Sociais.

Conheça a Equipe por trás da Mostra

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Feira de Santana e tem apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Feira de Santana - BA, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Os editais da Paulo Gustavo em Feira de Santana foram criados para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar n° 195, de 8 de julho de 2022.

bottom of page